Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

quarta-feira, 27 de março de 2013

Retração gengival: causas, tratamento e prevenção


Dá-se o nome de retração gengival ao processo de desgaste ou encolhimento do tecido da gengiva, expondo áreas até então escondidas dos dentes.

A retração gengival pode ser um dos primeiros sinais da doença gengival. Quando ocorre uma lesão, recessão, bolsas ou lacunas entre os dentes e a gengiva, as bactérias tem chances de construir suas colônias, aumentando o risco de perda do dente.


A retração gengival é um problema relativamente comum e a maioria das pessoas nem sabem que o possuem, por ocorrer de forma gradual, reduzindo o impacto visual. O primeiro sinal da recessão gengival é, geralmente, a sensibilidade dos dentes ou um entalhe na linha da gengiva.

A retração gengival não é algo que possa ser ignorado. Se você sente que a sua gengiva está recuando, marque uma consulta com o seu dentista imediatamente. Existem tratamentos que podem reparar a gengiva e evitar danos.

A maneira como você cuida dos seus dentes pode ser um fator importante para evitar ou desencadear a retração gengival. Se você não remove a placa bacteriana completamente, aumenta a probabilidade de desenvolver inflamações na gengiva e retração gengival. Por outro lado, se você escova e utiliza o fio dental por muito tempo, porém de forma incorreta, você também pode danificar a gengiva.

Lembre-se que não é necessário aplicar força ou pressão excessivas para remover o biofilme dos dentes, é preciso apenas ter certeza de onde começa e termina cada dente e ter consciência da linha da gengiva, no momento da higienização.

Além de exibir mais da estrutura do dente, a retração gengival pode aumentar a sensibilidade dos dentes e causar danos mais graves. Logo, se você sente algum desconforto ou percebeu a diminuição no tecido da sua gengiva, procure um profissional competente para resolver o problema, reduzindo os riscos de perda dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário