Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Odontologia Estética - Saiba Mais sobre Facetas (Laminados)

O que são facetas ou laminados cerâmicos?

Os laminados são lâminas de cerâmica altamente estéticas que envolvem a parte frontal e o topo dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada também com resina composta. 

Em que situação são recomendadas?

As facetas laminadas geralmente são recomendas para pessoas que queiram corrigir problemas estéticos em seus dentes. Problemas como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na parte frontal; além disso, pode corrigir a forma e o alinhamento de dentes malforrnados.

Como ela é feita?

Um preparo e um molde são obtidos dos dentes originais, que estão com a forma inadequalda, feios, escurecidos, desalinhados ou danificados. No laboratório a cerâmica é utilizada para esculpir esta pequena cobertura que será aplicada sobre os dentes para melhorar a cor forma e alinhamento dos dentes.

É resistente?

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável. 

Destaca-se facilmente?

Não, desde que se providencie um preparo adequado, boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão do agente cimentante com a superfície interna do laminado cerâmico). 

A cor se mantém?

Como as cerâmicas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração. 

Precisa de controles e manutenção periódicos?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-laminado. 

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?

Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, colocamos uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final. 
 
Qual a durabilidade?

A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, mas principalmente ao cuidado que o paciente dedicará ao seu novo sorriso. Má higienização bucal e morder alimentos excessivamente duros com os dentes da frente podem limitar a vida útil deste procedimento. 
 
Existe outros procedimentos estéticos que podem surtir resultados estéticos semelhantes aos laminados cerâmicos?

Sim, há vários outros tratamentos visando a estética do seu sorriso. Faça-nos uma visita para a escolha do procedimento mais indicado para você. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festas e Eventos - Valdir Gonçalves

Comemorar 25 anos de sucesso na sua profissão é um momento muito especial que precisa ser celebrado com muita alegria e de preferência numa festa super badalada. Agora você assiste à cobertura da festa que o cirurgião dentista Valdir Gonçalves ofereceu pelas bodas de prata da sua profissão.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Inovação - 25 anos de História




No último dia 19 de outubro o cirurgião-dentista Valdir Ferreira Gonçalves, entusiasta e empreendedor da área de saúde bucal reuniu familiares, parceiros e amigos para celebrar os 25 anos de uma carreira repleta de conquistas e avanços pessoais e profissionais.
O evento, que foi realizado num espaço glamoroso em nossa capital, procurou traduzir o espírito que caracteriza Dr. Valdir: o encantamento pelo exercício da odontologia.
"celebrar este momento representa agradecer, sobretudo a Deus pelo dom de restituir sorrisos e resgatar auto-estimas. Devo também a minha família, grande incentivadora, a base para poder trilhar 25 anos com foco e humildade." - emociona-se Valdir.
Ao ser perguntado sobre os momentos mais especiais desta trajetória, Dr. Valdir sintetizou: " minha esposa Nádia, minhas filhas Marieva e Jessica são a razão de meu sucesso. Agradeço também a oportunidade de consolidar uma marca em parceira com Dr. Jose Olavo Mendes, um sócio mais que irmão. Minha equipe de colaboradores, meus colegas dentistas também são parte fundamental deste capitulo abençoado".
O ponto alto da confraternização foi a apresentação do conceito "IPÊ", novo projeto clínico do profissional baseado nas tendências de atendimento humanizado e que preconiza a abordagem da estética branca e estética vermelha (aludindo às intervenções em tecido mole e dentes). Como retribuição a este momento ímpar, o rotariano Valdir e sua regional doaram as cestas básicas presenteadas pelos convidados a instituições da Capital que carecem de apoio.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito; veja como não entrar nesta lista


A halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal

Cerca de 30% dos brasileiros, aproximadamente 50 milhões de pessoas, têm mau hálito. A informação é da Associação Brasileira de Halitose, baseada em pesquisas realizadas no Brasil.

Halitose ou mau hálito é a liberação de odores desagradáveis pela boca ou mesmo pela respiração. A halitose não é uma doença, mas pode mostrar que há algo de errado no organismo.

“Há mais de 60 causas distintas”, afirma Ivan Stabnov, médico gastroenterologista e endoscopista, do Hospital Adventista Silvestre, do Rio de Janeiro. E em mais de 90% dos casos, a origem se dá na cavidade bucal - acompanhada ou não de alterações sistêmicas como diabetes, distúrbios renais e prisão de ventre, por exemplo. 
Alguns alimentos, aliados a ações saudáveis, podem ajudar a combater a halitose. Os principais, que diminuem e evitam a halitose, são os que ajudam o sistema digestivo e que têm poder adstringente.
Por outro lado, os alimentos também podem ser os vilões da chamada halitose transitória, aquela que se manifesta de repente e desaparece pouco tempo depois, como cebola e alho. Outros exemplos no álbum a seguir: 

Foto 1 de 12 - COMBATE: alimentos crus e com casca, como a maçã, a cenoura e o pepino. "São alimentos que auxiliam na limpeza dos dentes e impedem o acúmulo de bactérias", afirma a dentista Daniela Aggio, diretora da Clinica Saúde e Sorriso. "A maçã tem uma ação adstringente bem interessante", reforça a dentista Rosa Yana, mestre em odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul
Foto 2 de 12 - COMBATE: o chá de boldo, que proporciona inúmeros benefícios à saúde, como o alívio dos sintomas de intolerâncias alimentares. "Auxilia na má digestão e no bom funcionamento do intestino", diz a dentista Daniela Aggio, diretora da Clínica Saúde e Sorriso
Foto 3 de 12 - COMBATE: "Gengibre é um alimento que ajuda a estimular os processos digestivos. O ideal é tomar uma xícara de chá logo após as refeições, que evita a formação de gases", afirma a dentista Daniela Aggio
Foto 4 de 12 - COMBATE: "O iogurte natural sem açúcar reduz os níveis de gás sulfídrico em nosso organismo", aponta a dentista Daniela Aggio. O gás sulfídrido é umas das principais causas do mau hálito, que pode ser reduzido pelas bactérias ativas do iogurte, segundo estudo realizado por cientistas japoneses e apresentado em um encontro da Associação Internacional para Pesquisa Dental
Foto 5 de 12 - COMBATE: O iogurte light também pode ajudar segundo a nutricionista Cynthia Roman Monteiro, docente de nutrição no Centro Universitário São Camilo, o consumo de comidas com altos níveis de açúcar é uma das principais causas de cáries, que podem trazer os problemas bucais e, consequentemente, a halitose

Foto 6 de 12 - COMBATE: Suco de limão, que tem poder adstringente e bactericida. "Ajuda a eliminar bactérias presentes na boca e em todo sistema digestivo", afirma a dentista Daniela Aggio. "Por controlar a acidez do estômago e do intestino, o limão também é indicado em casos de azia e má digestão", diz a nutricionista Cynthia Roman Monteiro

Foto 7 de 12 - COMBATE: "Hortelã estimula o sistema digestivo e proporciona um aroma agradável", afirma a dentista Daniela Aggio

Foto 8 de 12 - COMBATE: tomar água estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo organismo, inclusive da boca. "O ideal é beber de 2 litros de água por dia. A baixa ingestão pode reduzir o fluxo salivar o provocar a halitose", alerta a nutricionista Cynthia Roman Monteiro
Foto 9 de 12 - PROVOCAM: alguns alimentos também podem ser os vilões da chamada halitose transitória, aquela que se manifesta de repente e desaparece pouco tempo depois. Para evitar isso, o ideal é fugir de alimentos com odor forte, como o alho, cebola, picles, repolho, couve, couve-flor e brocólis

Foto 10 de 12 - PROVOCAM: "As gorduras e alimentos gordurosos também contribuem para halitose", aponta o médico gastroenterologista e endoscopista, do Hospital Adventista Silvestre, do Rio de Janeiro

Foto 11 de 12 - PROVOCAM: o álcool e o café também podem produzir halitose. As bebidas alcoólicas causam halitose, entre outros motivos, por produzirem compostos voláteis após serem metabolizadas, por exemplo

Foto 12 de 12 -PROVOCAM: "Os queijos amarelados, ovos, condimentos, chocolate, salame, presunto e mortadela liberam compostos voláteis", diz a nutricionista Cinthia Romam Monteiro

Causas e como combater

A halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal. “A falta de higiene bucal pode acumular placas bacterianas nos dentes e amígdalas e também nas gengivas, causando sangramento, gengivite e periodontite”, afirma Aggio.

A língua também deve ter a nossa atenção na hora da limpeza bucal e deve ser sempre escovada após as refeições. “A saburra lingual, material branco ou amarelado no dorso posterior da língua, é uma massa bacteriana e pode produzir um odor ruim”, diz a dentista Rosa Yana.
“A halitose, quando não cuidada pode tornar-se um problema desagradável, que dificulta as relações pessoais tanto no trabalho quanto na vida íntima”, completa ela.
 Entre outras causas da halitose, estão a TPM e a prisão de ventre. A tensão emocional causada no período pré-menstrual pode provocar diminuição da salivação e aumentar a saburra lingual, com consequente mau hálito.
  “Apesar disso, a maioria das mulheres não percebe alteração no hálito no período pré-menstrual e menstrual”, diz Aggio.

E para aquelas pessoas que ficam muito tempo sem evacuar, o mau hálito também pode aparecer. “O organismo pode reagir a essa alteração no funcionamento intestinal gerando odores no hálito”, diz Stabnov.
Os portadores de diabetes também podem desenvolver mau hálito, geralmente cetônico, também relacionado a pessoas que ficam muito tempo em jejum.

Teste do mau hálito
A tecnologia também ajuda no combate a halitose. Existe atualmente um teste desenvolvido no Japão e é utilizado por muitos pesquisadores em vários países. É um dispositivo de análise de saúde oral, já existente em clínicas e laboratórios odontológicos, que mede três gases causadores o mau hálito.
 “É um teste que identifica a situação da higiene oral, doença periodontal e distúrbios do sistema gastrointestinal, que ajuda o profissional a orientar o paciente”, conta Aggio. “O mau hálito tem um impacto negativo na vida das pessoas. O ideal é vencer o preconceito e buscar ajudar profissional. A halitose tem cura e deve ser tratada com muito respeito”, acrescenta.

Como alertar anonimamente a quem tem o problema

Avisar alguém que está com mau hálito é uma das situações mais constrangedoras que existe. Para ajudar nesta tarefa meio ingrata, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) criou o serviço "SOS Mau Hálito", que avisa, por meio de e-mail ou carta, quem possivelmente está com o problema - sem revelar quem mandou a informação.

"Numa pesquisa feita por nós em 2008, constatamos que 99% das pessoas que tinham mau hálito, gostariam de ter sido avisadas antes", diz Marcos Moura, presidente da associação e dentista. O serviço já funciona desde 1990. "É uma forma rápida, eficiente e sem traumas de deixar as pessoas a par desta situação". Antigamente o serviço era automático, bastava a pessoa colocar a mensagem e enviar. Hoje em dia, passa por uma triagem.

"Infelizmente ainda tem pessoas que usam o serviço para brincar com um amigo", afirma Moura. Para usar o alerta, basta acessar o site da Associação e entrar no link "SOS Mau Hálito", onde a pessoa escreve os dados de quem receberá a mensagem e se será por carta ou e-mail. ABHA envia por mês, em média, 600 pedidos do serviço. "Acreditamos que estamos beneficiando os portadores de halitose. É provado que quem tem mau hálito não sente, pois há uma fadiga olfatória e as células do nariz se acostumam ao odor", explica Moura.

Ao receber a carta ou e-mail da ABHA sobre o possível mau hálito, o destinatário recebe também uma lista de profissionais indicados pela Associação, que são especialistas no assunto. No próprio site da ABHA, é possível obter várias informações de como combater a halitose. O dia 22 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional do Combate à Halitose e serão promovidos vários eventos no Brasil todo para alertar e instruir o público sobre o assunto.

COMO PREVENIR O MAU HÁLITO


  • Realizar pequenas refeições a cada três horas: jejum prolongado pode comprometer seu hálito 
  • Evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados) 
  • Ter uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos; evitar álcool e fumo em excesso 
  • Ingerir bastante líquido, de preferência água (média de 2 litros/dia) 
  • Realizar adequada higiene bucal (incluindo limpeza da língua), o uso de fio dental e evitando o uso de soluções para bochecho com álcool na composição 
  • Visitar o dentista semestralmente, prevenindo assim problemas dentários e gengivais (ex: tártaro, sangramentos,etc) 
  • Realizar exames de saúde geral (check-up) anualmente 
  • Praticar atividades físicas 
  • Reduzir o estresse 

Fonte: Associação Brasileira de Halitose


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quem acorda cedo é mais feliz e saudável, aponta estudo

Pesquisa da Universidade de Toronto mostra que as pessoas que preferem a vida noturna costumam ter mais dificuldade para se adaptar à vida social e se sentem regularmente cansadas e infelizes



Se você é daquele tipo de pessoa que detesta acordar cedo, pode ser uma boa repensar seus hábitos. Uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que quem levanta cedo costuma ser mais feliz e saudável do que os adeptos da vida noturna.


Os cientistas canadenses concluíram que as pessoas que preferem a noite são mais suscetíveis ao “jet lag social”, termo que indica que o relógio biológico está fora de sintonia com as atividades sociais. Como resultado, quem gosta de acordar cedo costuma se sentir mais alerta, feliz e bem disposto, além de manter seu sistema imunológico em melhor forma.

“Uma pessoa noturna que prefere acordar às 11h terá muito mais dificuldade para seguir o típico horário comercial em comparação com alguém que naturalmente prefere acordar por volta das 7h. Como resultado, os que gostam da vida noturna podem acabar passando a semana se sentindo cansados e infelizes”, afirmou Renee Biss, responsável pela pesquisa, ao jornal The Daily Telegraph.

O estudo também revelou que a maioria das pessoas abandona os hábitos noturnos ao envelhecer.
Os pesquisadores estudaram dois grupos populacionais: um de 435 adultos entre 17 e 38 anos e outro com quase 300 voluntários entre 59 e 79 anos. Ambos responderam a questionários onde eram perguntados sobre seu estado emocional, o quão saudável se sentiam e seu momento preferido do dia.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Facetas dentárias ajudam a conquistar sorriso perfeito

Indicadas para quem tem dentes quebrados, torto, manchados, malformados,etc., elas são uma solução rápida para uma boca perfeita.


Uma boca com dentes alinhados e branquinhos impressiona e serve como um verdadeiro cartão de visitas. Não é a toa que cada vez mais pessoas recorrem aos serviços da odontologia estética.
Além do clareamento, as facetas são o carro-chefe da especialidade e itens obrigatórios na repaginação de homens e mulheres em busca de uma melhor apresentação.


Com materiais inovadores e até ajuda de programas de computador sofisticados que auxiliam a fazer os moldes, as facetas são uma espécie de unha postiça. “Elas são coladas aos dentes com um cimento próprio, à base de resina. São seguras e os resultados satisfatórios, desde que o trabalho seja bem executado”, diz Edgar Yuji Tanji, Doutor em Dentística, professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Uninove, de São Paulo.
Boa parte dos dentes impecáveis que se vê na televisão e no cinema é fruto da técnica. Mas o sorriso dos famosos tem preço salgado: segundo os especialistas, cada faceta custa entre R$ 1 mil a R$ 4 mil – o tratamento todo gira em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil.




Para quem não abre a boca de vergonha, os resultados compensam. “Mas é importante o paciente ter a consciência de que a manutenção é fundamental”, alerta o dentista José H. Todescan Junior, especialista em prótese pela Universidade de São Paulo (SP).
A seguir, os especialistas esclarecem dúvidas sobre a colocação de facetas.


É possível deixar qualquer dente (quebrado, torto, manchado) “perfeito"?


Praticamente sim. “É importante uma boa avaliação, para não criar expectativas exageradas. Mas a maioria dos casos tem tratamento. Os dentes podem chegar muito perto da perfeição”, diz Todescan.


Quando são indicadas as facetas de resina e as de porcelana?



Elas são diferentes, mas têm a mesma função estética. “As facetas de resina são mais práticas, pois para sua colocação não é necessário desgastar os dentes. A técnica pode ser realizada no consultório, em um dia. E sua duração, com os cuidados básicos, pode chegar a 10 anos”, explica Todescan. Já a colocação das facetas de porcelanas exige que os dentes sofram pequenos desgastes o que torna a técnica irreversível. “Tiramos os moldes dos dentes e encaminhamos para um protético para a execução das facetas, que depois serão coladas. O resultado estético e a durabilidade (cerca de 15 anos) são maiores”, completa Tanji.


Existe alguma contra-indicação?


Apenas se o paciente tiver uma estrutura dental ruim.


Exigem cuidados especiais de manutenção?


Como qualquer intervenção odontológica, as facetas exigem boa higienização bucal.


Quando são necessários retoques ou trocas de facetas?


Bem feitas, as facetas duram muito tempo. “A durabilidade das de resina é menor. Mas refazê-las é mais simples, o procedimento é realizado no consultório mesmo. O paciente pode inicialmente optar pela de resina e depois, se quiser, mudar para a de porcelana”, diz Tanji.


A colocação de facetas pode mudar a dicção ou a mordida do paciente? É recomendado fonoaudiologia em alguns casos?


“Normalmente elas não interferem na parte fonética”, diz Tanji. O especialista, porém alerta que o processo deve ser muito bem planejado. “Não se pode fazer grandes modificações. É preciso respeitar e seguir a estrutura bucal do paciente”. O resultado deve ser o mais natural possível para que o sorriso fique bonito, mas não pareça excessivamente perfeito, como uma obra do dentista.



Fonte: IG Saúde 

Estresse afeta a saúde bucal


O estresse tende a deixar as pessoas mais suscetíveis a hábitos prejudiciais que impactam negativamente na saúde bucal, segundo David Cochran, presidente da American Academy of Periodontology e chefe do Departamento de Periodontia do Health Science Center da Universidade do Texas, San Antonio.concluiu que mais de 80% dos norte-americanos classificam o dinheiro e a economia como causas significativas de estresse. O estresse crônico contribui para vários problemas de saúde, que incluem o enfraquecimento do sistema imunológico e o aumento da pressão arterial, mas ele também traz prejuízos à saúde periodontal. Se não tratada, a doença periodontal pode resultar em complicações de saúde geral ainda mais sérias.
"O estresse pode levar um indivíduo a abusar de fumo ou álcool, e possivelmente até negligenciar a saúde bucal", diz Dr. Cochran. "Essas escolhas de estilo de vida são conhecidas como fatores de risco para o desenvolvimento de doença periodontal, que foi relacionada a várias outras doenças crônicas, incluindo doença cardíaca e diabetes".
Na edição de fevereiro do Journal of Periodontology, um estudo confirmou que o estresse interfere com a higiene bucal. Mais da metade dos participantes (56%) relatou que o estresse os levava a negligenciar a escovação e o uso de fio dental de maneira regular. O estresse crônico também está associado com níveis mais altos e prolongados do hormônio cortisol, que pode levar a uma forma mais destrutiva de doença periodontal.
De acordo com o presidente da AAP, “durante períodos de alto estresse como estes que experimentamos atualmente no cenário econômico, os indivíduos devem buscar fontes saudáveis de alívio, como, por exemplo, fazer exercícios regulares, ingerir uma dieta balanceada e dormir o suficiente". Dessa forma podemos manter uma boca saudável e, possivelmente, ajudar a nos proteger de outras preocupações negativas". 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia internacional da mulher


O Dia internacional da mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem a manifestação das mulheres russas, por "Pão e Paz", por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada de seu pais na Primeira guerra mundial. Essas manifestações marcaram o inicio da revolução de 1917. Entretanto a idéia de comemorar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto de lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como o direito de voto.

No Ocidente, o dia internacional da mulher foi comemorado no inicio do século, até a década de 1920.

Na antiga união soviética, durante o stalinismo, o dia internacional da mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longos tempos e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do dia internacional do dia da mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um carater festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam entregar rosas vermelhas ou mimos para suas empregadas.

1975, foi designado pela ONU como o ano internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o dia internacional da mulher foi adotado pelas nações unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas, também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo mundo...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Extrato da semente do cupuaçu pode inibir ou diminuir a cárie

A pesquisa faz parte dos estudos de pós-doutorado da pesquisadora. O estudo rendeu um prêmio à pesquisadora, o International Association for Dental Research fellowship Toshio Nakao 2009, promovido a cada dois anos e entregue ao candidato que apresentar o melhor projeto relacionado à Biomateriais. Otimista, a pesquisadora acredita que o trabalho aplicado poderá evitar ou impedir a progressão da cárie. “Com certeza, isso irá reduzir o índice de prevalência da doença, e indiretamente, o número de pacientes com este problema”, destacou.Após passar seis meses no Departamento de Odontologia Restauradora na Universidade de Illinois, em Chicago (USA), conduzindo pesquisa relacionada à avaliação do potencial do extrato da semente do cupuaçu na remineralização da dentina induzida à cárie artificial, a professora do curso de Odontologia da UEA, Mirela Sanae Shinohara, constatou que o extrato da semente da fruta apresenta componentes antioxidantes, podendo inibir ou diminuir a progressão da cárie.

Pesquisa – Mirela conta que foram seis meses de pesquisas também com outras plantas e frutas que apresentam um efeito benéfico sobre a matriz de colágeno presente na dentina. O extrato da semente da uva, explicou Mirela, apresenta componentes antioxidantes, chamados polifenóis e possuem efeitos benéficos sobre a matriz de colágeno da dentina, podendo inibir ou diminuir a progressão da cárie. “Dessa forma, alguns trabalhos mostram que o extrato da semente do cupuaçu também apresenta esses componentes”, comparou.
Mirela afirma que pretende continuar os estudos no Brasil, em parceria com outros centros e mesmo com as universidades americanas. “Provavelmente poderemos desenvolver estudos não só com o cupuaçu, mas com outras plantas e frutas amazônicas que são ricas fontes em nutrientes e suplementos para a saúde em geral e a UEA é uma universidade em desenvolvimento e com alto potencial para o desenvolvimento dessas pesquisas”, finalizou.
Fonte: Portal Amazônia

Crianças entre 3 e 4 anos são as que mais sofrem com erosão dentária

A erosão dentária causada por ácidos gástricos ou presentes na dieta já atinge metade das crianças em idade pré-escolar, revela pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. O estudo da dentista Christiana Murakami aponta um maior número de casos de erosão entre crianças com refluxo gastroesofágico e a ingestão frequente de sucos ácidos e refrigerantes como indicador de risco para a doença.
A pesquisa foi realizada com 967 crianças entre 3 e 4 anos, com a dentição decídua (não definitiva, conhecida como “dentes de leite”) completa, na cidade de Diadema (Grande São Paulo). “Em 51,6% dos participantes do estudo já havia desgaste patológico por erosão, sendo que a maioria das lesões erosivas encontrava-se em estágio inicial, acometendo o esmalte dos dentes”, contou a dentista à assessoria de comunicação da USP. “Trata-se de um número alarmante, devido a pouca idade das crianças”.
De acordo com Christiana, a erosão dentária ainda é pouco conhecida no Brasil. “Muitos dentistas não sabem o diagnóstico preciso e o tratamento correto”, apontou. “A ocorrência de erosão tem aumentado entre crianças e jovens, inclusive em idade pré-escolar, associada à mudança de hábitos alimentares e a maior frequência de distúrbios gastrointestinais”.
Ácidos
Os principais fatores extrínsecos associados à erosão identificados pela pesquisa estão relacionados com a dieta. “O consumo de refrigerantes mais de duas vezes ao dia e o consumo de sucos ácidos nos dois dias anteriores ao levantamento mostram-se indicadores de risco da doença”, apontou Christiana. “Até mesmo um suco de frutas naturais, espremidas na hora, expõe os dentes aos malefícios dos ácidos”. O estudo faz parte da dissertação de mestrado da dentista, defendida no último mês de dezembro e orientada pelo professor Marcelo José Strazzeri Bönecker, da FO.
Os sucos industrializados, muito consumidos pelos pré-escolares, apresentam maiores riscos, pois também possuem ácidos que são adicionados durante a elaboração do produto. “Muitos pais sabem que os refrigerantes fazem mal para os dentes por causa do açúcar que causa a cárie, mas desconhecem os malefícios ácidos contidos nos mesmos e nos sucos artificiais como os de caixinha, em pó ou concentrados”, ressaltou a dentista. “Uma das medidas de prevenção indicadas é restringir o consumo de bebidas ácidas e, quando for consumi-las, preferir bebidas geladas e ingeri-las com o uso correto de um canudo, posicionado na língua e não a frente dos dentes”.
Para a pesquisadora, os resultados da pesquisa reforçam a necessidade do diagnóstico precoce na prevenção da doença. “Como a erosão é um processo cumulativo, se for detectado desgaste patológico, é possível alertar pais e educadores sobre os riscos dos ácidos, especialmente aqueles presentes na dieta das crianças”.

Entre as providências que podem ser tomadas, a dentista recomenda que as crianças não escovem os dentes imediatamente após a ingestão de sucos ácidos e refrigerantes, e em caso de vômito. “Como os ácidos ainda estão em contato com os dentes, amolecendo o seu esmalte, o uso da escova provocará abrasão e desgastará ainda mais o esmalte”, diz. “O ideal é esperar ao menos dez minutos e fazer um bochecho com água ou enxaguatório bucal neutro antes da escovação”.
Fonte: Agência USP

Estudo identifica o processo de entrada de bactéria oral na corrente sanguínea

    Pesquisadora dos EUA identificou como a Fusobacterium nucleatum se espalha pelo organismo, deixando a “porta aberta” para outras bactérias também se espalhem e causando infecções

Pesquisa da Case Western Reserve School of Dental Medicine, em Cleveland, Estados Unidos, identificou como a Fusobacterium nucleatum,
bactéria comum no meio bucal, atua para conseguir “abrir uma porta” nos vasos sanguíneos, facilitando a infiltração dela e de outras bactérias no organismo e, consequentemente, causando doenças.
Yiping Han, responsável pela pesquisa e professora de Periodontia na instituição, estudou esta bactéria por mais de uma década e descobriu que ela se liga a receptores do endotélio desencadeando a degradação das junções que fecham as células da superfície dos vasos sanguíneos.
Os estudos realizados também detectaram a presença da Fusobacterium nucleatum em abscessos e em infecções no pulmão, fígado, baço e articulações. Yiping encontrou ainda evidências diretas ligando a bactéria ao parto prematuro e à morte fetal. Estas elações se devem ao fato da bactéria poder ultrapassar as barreiras do sangue e da placenta que geralmente bloqueiam a passagem de agentes causadores de doenças.
A pesquisadora conclui que a invasão da F. nucleatum no organismo por meio da membrana das mucosas da boca, devido a lesões ou doença periodontal, pode ser o gatilho para o aumento da permeabilidade do endotélio, permitindo que ela e outras bactérias se espalhem e colonizem diferentes áreas do corpo. Formada assim, a colônia de bactérias induz a uma reação inflamatória que pode levar à necrose do tecido e à morte fetal.
Este processo de degradação e entrada nos vasos sanguíneos foi descrito no artigo “Fusobacterium Nucleatum Adhesin FadA Binds Vascular Endothelial Cadherin and Alters Endothelial Integrity”, publicado em dezembro de 2011.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Conheça os alimentos que diminuem os efeitos do estresse


Mesmo que seja uma crise passageira, o estresse é cada vez mais presente na vida agitada dos nossos tempos. E como em todas as implicações da saúde, a alimentação exerce influência importante no comportamento emocional. Alguns alimentos têm o poder de ajudar a combater o problema. Quer saber quais são? Então, acompanhe a listinha abaixo com os alimentos que trazem alívio emocional. Mas vale lembrar que o excesso de alguns alimentos, como o café, chá verde, chocolate, álcool e frituras tem o efeito contrário e pode tornar o desgaste emocional ainda mais intenso. Desta forma, quando se trata de prevenção do estresse, é bom não exagerar em nenhum alimento!

Doces: em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate ou mel. Eles podem ajudar porque os açúcares favorecem a atuação do triptofano, um aminoácido que penetra no cérebro e produz serotonina. 
Cebola: a cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Funciona como antioxidante e calmante natural. 
Fibras: o intestino produz 90% da serotonina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Cereais integrais, frutas com casca e verduras oferecem esse recurso de maneira natural. Mas atenção: principalmente em casos extremos, medicamentos que suplementam esse efeito só devem ser consumidos com a indicação de um profissional habilitado.
 Frutas e hortaliças: os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selênio, zinco, magnésio e lítio). Portanto, aposte nesses alimentos, que oferecem uma grande variedade de nutrientes e favorecem a saúde como um todo.
Proteínas de origem animal e ômega 3: proteínas de origem animal, como as encontradas nos peixes de águas frias e frutos do mar são muito indicadas por especialistas. Ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 presentes no salmão, sardinha, arenque, trutas e também na linhaça fazem muito bem à saúde mental.
Castanhas e sementes: quando o assunto é combater o estresse, não se esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça).
Carboidratos complexos: os carboidratos complexos são os alimentos que melhor aumentam a produção de serotonina (ligada ao bem-estar) e, portanto, são mais relaxantes e têm ação mais prolongada. A lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.

sexta-feira, 2 de março de 2012

SANGRAMENTO GENGIVAL

Vários são os processos que o originam, podendo ocorrer em função de inflamações, ulcerações do epitélio sulcular (fenda entre a gengiva e o esmalte do dente), periodontopatias (doenças nos tecidos ao redor dos dentes), doença de Gaucher (variação de pigmentação devida à substituição do tecido medular),  além de outras causas gerais do tipo trauma, tumor, deficiências de vitaminas, hemofilia, hipertensão, entre outras.

Identificada a origem, que na maioria das vezes está associada a maus hábitos ou deficiência na higienização, o caminho está aberto para o adequado tratamento, que muitas vezes dependerá do próprio paciente para sua manutenção e impedimento do retorno do mal, com conseqüente sangramento.

Gengivas sadias, higiene supra e subgengival, são garantias de bons dentes por muitos anos e seu inverso, a certeza de problemas e necessidade de tratamento em poucos anos. Salvo as conseqüentes de outras doenças, a maioria das decorrentes exclusivamente de problemas bucais, poderia ter sido evitada se houvesse acontecido prevenção, na forma simples de uma boa e completa higiene oral, que é, sem dúvida, a maneira mais econômica e inteligente de se evitar este tipo de problema.

Nos primeiros sinais de sangramento gengival, consulte o seu Dentista, que procurará identificar a verdadeira causa e, de acordo com esta, indicar-lhe o tratamento adequado ou ainda, se for o caso de doença já estabelecida e avançada, lhe indicará um especialista, no caso o periodontista, que é um Dentista especializado no tratamento de gengivas e em desenvolver programas de controle para a saúde das gengivas.

RIBEIRO,AI - 100 Motivos para ir ao Dentista - ODONTEX

quinta-feira, 1 de março de 2012

Conheça os alimentos que evitam e os que pioram o mau hálito

Mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas. A causa mais frequente é escovar os dentes de forma errada porque não limpar os dentes de forma adequada provoca gengivite (inflamação da gengiva), o que leva a formação de odores.
Além da gengivite, algumas outras doenças também favorecem o mau hálito como diabetes, doenças febris e doenças digestivas. A prevenção é a medida mais importante, e acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a a higiene bucal e, principalmente, com a alimentação.
Acompanhe uma breve lista dos alimentos que ajudam a evitar o problema do mau hálito:
Gengibre: atua como um ótimo adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos. Desse modo, levar balinhas de gengibre na bolsa ou na mochila ou até mesmo acrescentá-lo às refeições pode ser uma estratégia para combater o mau hálito.
Iogurte sem açúcar: uma causa bastante comum do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Ele é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos - que ocorrem na ausência de ar - do nosso corpo. O iogurte natural sem açúcar reduz os níveis desse gás mal cheiroso.
Suco de limão: o limão tem poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Essa fruta ainda atua como reguladora do intestino, responsável por produzir diversos gases que muitas vezes acabam sendo eliminados pelas vias respiratórias. Para facilitar o seu consumo, vale acrescentá-lo às refeições e até pedir um suco adoçado.

Hortelã: além de estimular o bom funcionamento do sistema digestivo, ela tem um aroma agradável. Dessa forma, ao mastigar as folhas dessa planta, você direciona o suco formado pela saliva para o estômago, acelerando a digestão, e ainda fica com aquele gostinho de frescor na boca. 

Água: beber bastante água durante o dia é uma ótima saída para evitar a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, inclusive, da boca. 

Os alimentos que favorecem o mau hálito:

Agentes secos: o mais comum é o álcool, que é base de várias bebidas. Também é utilizado em produtos de bochechar, o que apenas torna o problema do mau hálito ainda pior. Embora os cigarros não sejam alimentos, o tabagismo é provavelmente o meio mais rápido para deixar sua boca seca, com o álcool sendo o segundo. Se você fuma, você com certeza tem mau hálito!

Alimentos densos em proteína: esses alimentos geram um acúmulo de aminoácidos, que são facilmente convertidos em bactérias encontradas dentro da superfície da sua língua e garganta. Leite, carne, frango e peixe são os principais exemplos.

Açúcares: os açúcares em geral são um combustível para as bactérias se reproduzirem e criar mais compostos de enxofre gerando mau hálito. Além disso, outras bactérias podem usar esses açúcares para produzir espessas camadas de placa sobre o esmalte de seus dentes e ao redor das gengivas. Isto leva a cárie nos dentes, problemas nas gengivas e adivinha o que mais? Mau hálito!

Alimentos ácidos: alguns dos alimentos que você deve tomar cuidado porque elevam o nível de do ph da sua boca são café e muitos sucos cítricos. Tanto café descafeinado quanto o regular contêm ácidos. No entanto, chá não, então tome a vontade. Entre os sucos cítricos os que contêm o mais alto teor ácido são sucos de tomate, suco de laranja, suco de abacaxi e suco de uva.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Novidade da Odontologia - Facetas Laminadas


O que é faceta (laminado de porcelana)?
O laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?
A faceta Iaminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malforrnados.

É uma novidade na Odontologia?
Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa de jaqueta?
Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (vestibular) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica.

É resistente?
Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente? 
Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?
Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.
Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

0 custo é alto?
0 custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.

Qual a durabilidade?
A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente.

Fonte: Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os cuidados com o coração começam pela boca





Cuidar da saúde bucal não é só uma questão de estética. Manter a boca, dentes e língua limpos pode, inclusive, evitar doenças do coração. O comprometimento da saúde bucal pode estar diretamente associado à endocardite infecciosa, doença que afeta o coração e as funções vitais. É também responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade.

A endocardite de origem bucal surge tanto por infecções espontâneas, provenientes de dentes ou gengivas que não têm a higiene adequada ou quando a área infectada precisa passar por tratamento odontológico. Nestes casos, o que provoca a doença é a bactéria Streptococus viridans, que habita normalmente a boca sem provocar qualquer dano. Mas ao entrar em contato com a circulação, esta bactéria vai parar no coração e pode provocar a endocardite. Em indivíduos saudáveis, a bactéria chega ao coração, mas não causa infecções. O principal grupo de risco são os portadores de doenças ou lesões da válvula cardíaca e cardiopatias congênitas.

De acordo com o Instituto do Coração (Incor), além do coração, a Streptococus viridans pode chegar a outras partes do organismo, como rins, aparelho digestivo, articulações e olhos, causando infecções.

Pesquisas recentes têm associado às infecções, inflamações e outras afecções de gengiva com a arteriosclerose, que podem comprovar a correlação da saúde bucal com a ocorrência de infarto. Se confirmadas estas pesquisas, pessoas portadoras de doenças periodontais estarão mais sujeitas a desenvolverem a arteriosclerose. Outra doença que é provocada por bactérias encontradas na cavidade bucal é o reumatismo infeccioso.

Um trabalho da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, provou a relação entre uma limpeza malfeita das gengivas e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Esta mesma universidade tem outro dado alarmante. Segundo estudiosos de lá, uma vez na circulação as bactérias que vivem no sorriso mal conservado disparam reações químicas que apressam o parto. Se os cálculos forem precisos, uma gengivite aparentemente simples consegue aumentar em até sete vezes as chances de uma mãe ganhar um bebê prematuro.

Estudos divulgados pela Academia Americana de Periodontologia mostram que a gengivite agrava a osteoporose, os micróbios prejudicam os ossos da face que sustentam a arcada dentária.

Especialistas alertam para os cuidados que devem ser tomados em pacientes cardíacos. Durante procedimentos clínicos que induzem o sangramento gengival ou da mucosa bucal em pacientes com condições de risco, recomenda-se que seja administrado antibiótico de forma profilática. Contudo, os antibióticos não são totalmente eficazes na prevenção da bacteremia após procedimentos odontológicos, mesmo quando as bactérias são susceptíveis ao antibiótico usado. O paciente deve ficar atento a qualquer sintoma clínico incomum (febre, fraqueza, letargia) e procurar um médico imediatamente.

O que é o clareamento dental?



Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e ficamos com aquele sorriso amarelo. Este problema tem solução, através do clareamento dental. Existem duas técnicas de clareamento dental: a caseira e a de consultório.

O clareamento caseiro demora mais tempo, porém é menos agressivo ao dente. Para um sorriso mais branco é usado uma técnica de clareamento à laser que com a tecnologia de hoje já não seria tão agressiva. é realizada na gengiva a proteção por uma máscara contornando o dente. Em seguida é aplicado um gel, que é um poderoso despigmentante. O laser é passado em toda arcada por uma espécie de caneta com ponta luminosa. O laser ativa o produto, que remove os pigmentos internos e externos.

Pra fazer um clareamento em casa, o paciente, sob a orientação leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento dental é contra indicado a pacientes com dentes hipersensíveis; crianças com menos de 10 anos de idade; grávidas ou mulheres que estejam amamentando.

O que não se pode fazer durante e após o tratamento de clareamento?

• Fumar durante o tratamento.
• Tomar café, chá, beterraba, vinho tinto, Coca-Cola em excesso.
• Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
• Emprestar o produto para outras pessoas. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mensagem do Dia!!!

Aprendi e decidi


E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.

Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar...
Simplesmente durmo para sonhar.

Autoria de Walt Disney 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dicas para manter uma perfeita saúde bucal


Ter um belo sorriso e uma saúde bucal nos dias de hoje é fundamental, tanto na estética quanto também para a auto-estima. Para se ter um belo sorriso e dentes limpos e saudáveis, basta apenas você adotar alguns regras simples de higiene no seu dia a dia. Pra começar a escovação que deve ser bem feita, escovando muito bem os dentes após as refeições, como café da manhã, almoço e jantar e sempre que comer algo fora de hora. A escova deve estar ligeiramente inclinada em relação à gengiva enquanto se fazem movimentos para cima e para baixo.

Uma escovação ideal deve durar dois a três minutos, sempre com movimentos leves como uma massagem. Uma escovação muito forte pode causar danos à gengiva e tornar os dentes muito sensíveis. Opte por escovas de cabeça pequena, que alcançam todos os locais da boca. As cerdas mais apropriadas são as médias e macias, que não causam danos a gengiva como é o mais comum ocorrer com as mais duras. Troque sua escova a cada três meses e nunca se esqueça de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia, para limpar as áreas de difícil acesso para as cerdas das escovas dentais. O fio dental é considerado o melhor material para remoção da placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, uma vez que a escovação sozinha remove somente em torno de 70%.

Já para os antissépticos bucais prefira os que não tenham álcool em sua composição. Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental. Escove a língua pelo menos uma vez ao dia, para remover as bactérias que podem causar o mau hálito. Observe se a escova e a pasta de dentes têm o selo de aprovação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Estabeleça uma dieta balanceada, evitando doces entre as refeições. Para quem usa próteses ou aparelhos deve visitar o dentista a cada dois meses para fazer uma limpeza aprofundada. Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes. Para as bebidas escuras consuma com um canudo para não manchar os dentes. Faça o autoexame da boca. Evite cigarros, bebidas e visite seu dentista.