Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Novidade da Odontologia - Facetas Laminadas


O que é faceta (laminado de porcelana)?
O laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?
A faceta Iaminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malforrnados.

É uma novidade na Odontologia?
Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa de jaqueta?
Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (vestibular) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica.

É resistente?
Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente? 
Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?
Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.
Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

0 custo é alto?
0 custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.

Qual a durabilidade?
A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente.

Fonte: Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os cuidados com o coração começam pela boca





Cuidar da saúde bucal não é só uma questão de estética. Manter a boca, dentes e língua limpos pode, inclusive, evitar doenças do coração. O comprometimento da saúde bucal pode estar diretamente associado à endocardite infecciosa, doença que afeta o coração e as funções vitais. É também responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade.

A endocardite de origem bucal surge tanto por infecções espontâneas, provenientes de dentes ou gengivas que não têm a higiene adequada ou quando a área infectada precisa passar por tratamento odontológico. Nestes casos, o que provoca a doença é a bactéria Streptococus viridans, que habita normalmente a boca sem provocar qualquer dano. Mas ao entrar em contato com a circulação, esta bactéria vai parar no coração e pode provocar a endocardite. Em indivíduos saudáveis, a bactéria chega ao coração, mas não causa infecções. O principal grupo de risco são os portadores de doenças ou lesões da válvula cardíaca e cardiopatias congênitas.

De acordo com o Instituto do Coração (Incor), além do coração, a Streptococus viridans pode chegar a outras partes do organismo, como rins, aparelho digestivo, articulações e olhos, causando infecções.

Pesquisas recentes têm associado às infecções, inflamações e outras afecções de gengiva com a arteriosclerose, que podem comprovar a correlação da saúde bucal com a ocorrência de infarto. Se confirmadas estas pesquisas, pessoas portadoras de doenças periodontais estarão mais sujeitas a desenvolverem a arteriosclerose. Outra doença que é provocada por bactérias encontradas na cavidade bucal é o reumatismo infeccioso.

Um trabalho da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, provou a relação entre uma limpeza malfeita das gengivas e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Esta mesma universidade tem outro dado alarmante. Segundo estudiosos de lá, uma vez na circulação as bactérias que vivem no sorriso mal conservado disparam reações químicas que apressam o parto. Se os cálculos forem precisos, uma gengivite aparentemente simples consegue aumentar em até sete vezes as chances de uma mãe ganhar um bebê prematuro.

Estudos divulgados pela Academia Americana de Periodontologia mostram que a gengivite agrava a osteoporose, os micróbios prejudicam os ossos da face que sustentam a arcada dentária.

Especialistas alertam para os cuidados que devem ser tomados em pacientes cardíacos. Durante procedimentos clínicos que induzem o sangramento gengival ou da mucosa bucal em pacientes com condições de risco, recomenda-se que seja administrado antibiótico de forma profilática. Contudo, os antibióticos não são totalmente eficazes na prevenção da bacteremia após procedimentos odontológicos, mesmo quando as bactérias são susceptíveis ao antibiótico usado. O paciente deve ficar atento a qualquer sintoma clínico incomum (febre, fraqueza, letargia) e procurar um médico imediatamente.

O que é o clareamento dental?



Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e ficamos com aquele sorriso amarelo. Este problema tem solução, através do clareamento dental. Existem duas técnicas de clareamento dental: a caseira e a de consultório.

O clareamento caseiro demora mais tempo, porém é menos agressivo ao dente. Para um sorriso mais branco é usado uma técnica de clareamento à laser que com a tecnologia de hoje já não seria tão agressiva. é realizada na gengiva a proteção por uma máscara contornando o dente. Em seguida é aplicado um gel, que é um poderoso despigmentante. O laser é passado em toda arcada por uma espécie de caneta com ponta luminosa. O laser ativa o produto, que remove os pigmentos internos e externos.

Pra fazer um clareamento em casa, o paciente, sob a orientação leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento dental é contra indicado a pacientes com dentes hipersensíveis; crianças com menos de 10 anos de idade; grávidas ou mulheres que estejam amamentando.

O que não se pode fazer durante e após o tratamento de clareamento?

• Fumar durante o tratamento.
• Tomar café, chá, beterraba, vinho tinto, Coca-Cola em excesso.
• Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
• Emprestar o produto para outras pessoas. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mensagem do Dia!!!

Aprendi e decidi


E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.

Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de"amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar...
Simplesmente durmo para sonhar.

Autoria de Walt Disney 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dicas para manter uma perfeita saúde bucal


Ter um belo sorriso e uma saúde bucal nos dias de hoje é fundamental, tanto na estética quanto também para a auto-estima. Para se ter um belo sorriso e dentes limpos e saudáveis, basta apenas você adotar alguns regras simples de higiene no seu dia a dia. Pra começar a escovação que deve ser bem feita, escovando muito bem os dentes após as refeições, como café da manhã, almoço e jantar e sempre que comer algo fora de hora. A escova deve estar ligeiramente inclinada em relação à gengiva enquanto se fazem movimentos para cima e para baixo.

Uma escovação ideal deve durar dois a três minutos, sempre com movimentos leves como uma massagem. Uma escovação muito forte pode causar danos à gengiva e tornar os dentes muito sensíveis. Opte por escovas de cabeça pequena, que alcançam todos os locais da boca. As cerdas mais apropriadas são as médias e macias, que não causam danos a gengiva como é o mais comum ocorrer com as mais duras. Troque sua escova a cada três meses e nunca se esqueça de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia, para limpar as áreas de difícil acesso para as cerdas das escovas dentais. O fio dental é considerado o melhor material para remoção da placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, uma vez que a escovação sozinha remove somente em torno de 70%.

Já para os antissépticos bucais prefira os que não tenham álcool em sua composição. Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental. Escove a língua pelo menos uma vez ao dia, para remover as bactérias que podem causar o mau hálito. Observe se a escova e a pasta de dentes têm o selo de aprovação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Estabeleça uma dieta balanceada, evitando doces entre as refeições. Para quem usa próteses ou aparelhos deve visitar o dentista a cada dois meses para fazer uma limpeza aprofundada. Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes. Para as bebidas escuras consuma com um canudo para não manchar os dentes. Faça o autoexame da boca. Evite cigarros, bebidas e visite seu dentista.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conheça as principais ações objetivas para viver mais e melhor

    

Nossa rotina e hábitos têm um grande impacto em nossa saúde e, acredite, no quanto vivemos. Manter seu dia a dia saudável pode literalmente acrescentar anos a mais em sua vida. Veja 6 dicas para você viver mais:

 Invista na hidratação: a água regula nossa temperatura corporal, protege nossos órgãos e articulações e ajuda a transportar oxigênio para as células. Você não precisa necessariamente beber 8 copos de água por dia, contanto que você se hidrate com frequência com água e outras fontes, como sucos e frutas.

Não pule o café da manhã: pesquisadores descobriram que aqueles que tomam o café da manhã têm menos propensão a serem obesos e diabéticos do que aqueles que pulam essa refeição. Além de tudo, quem faz o desjejum se sente melhor mentalmente e fisicamente, começando muito bem o dia. Um café da manhã saudável tem carboidratos, proteínas e uma pequena porção de gordura. O ideal é que você varie o cardápio para conseguir todos os nutrientes que seu corpo precisa, o que quer dizer que você não deve ficar apenas no pãozinho na chapa.

Não durma nem demais, nem de menos: inúmeros estudos comprovam que a falta de sono de qualidade pode encurtar sua vida. Ainda não há consenso sobre quantas horas realmente precisamos, mas dormir menos que 7 horas ou só dormir em horários estranhos parece aumentar o risco de doenças graves como câncer, problemas cardíacos, diabetes e obesidade. Relaxar durante o dia também pode fazer você dormir melhor.

Use fio dental regularmente: a má higiene bucal pode gerar doenças como a gengivite e periodontite. Essas doenças podem levar a um estreitamento das artérias, uma das causas de doença cardiovascular. Por isso, escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias pode livrar nosso coração de uma surpresa ruim. O Dr. Michael Roizen chega a afirmar no livro The RealAge Makeover que usar fio dental pode aumentar cerca de 6 anos em sua expectativa de vida.

Pratique atividade física: estudos indicam que fazer exercícios todos os dias pode adicionar 3 anos a mais na sua vida. Mas com a dificuldade em encontrar tempo para malhar, mexer-se é sempre possível. Caminhar ou subir escadas são alguns exemplos.

Não se isole: qualquer relacionamento que você tenha, seja na igreja, no trabalho, na aula de ginástica ou no clube, pode ter um impacto positivo para seu bem-estar físico e mental. Amigos nos encorajam a cuidar da saúde e oferecem apoio emocional, ajudando a superar a ansiedade e a depressão. Pode parecer pouca coisa, mas faz diferença nos anos a mais de vida que você pode ter.