Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Renovando Sorrisos: Plástica Gengival (Gengivoplastia)



  O sorriso é uma das expressões faciais mais importantes do rosto. É essencial na hora de demonstrar amizade, sentimentos e concordar com alguém.

  Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado.

 Sorriso gengival caracteriza-se pela exposição da gengiva ao sorrir superior a 4 mm. Normalmente, pacientes com sorriso alto, apresentam grande desconforto, baixa autoestima, insegurança, vergonha ao sorrir e dificuldade no convívio social.

  A Cirurgia Plástica Periodontal (área da Odontologia responsável pela estética gengival) apresenta diversas técnicas cirúrgicas que minimizam, mascaram, ou até eliminam o excesso de gengiva. Identificar a causa é fundamental para a escolha do procedimento.

  Apesar da simplicidade, a habilidade do profissional e a colaboração do paciente nos cuidados pós cirúrgicos são muito importantes para o sucesso da cirurgia
  
   A saúde gengival é  pré requisito primordial. Cirurgias realizadas com a gengiva inflamada dificultam a manipulação dos tecidos além de ter uma cicatrização imprevisível.
   
   Em casos mais simples, a melhora na escovação com o auxílio do fio dental, associado a raspagens supra gengivais realizadas no consultório para desorganização da placa bacteriana, já são suficientes para reverter o quadro de inflamação.
          
   Quando a origem do sorriso gengival é esquelética, ou seja, em casos mais complexos onde o paciente apresenta crescimento excessivo do maxilar superior e exposição gengival acima de 8 mm, é indicado o encaminhamento para o cirurgião dentista buco maxilo facial para realização da cirurgia ortognática (área da Odontologia responsável pelas desordens de desenvolvimento dento-facial). Nesses casos, parte do osso é removido e reposicionado.


Indicação: 

Não são apenas os dentes que contam pontos para a beleza de um sorriso. Segundo especialistas, o ideal é que, ao sorrir, o lábio superior cubra a gengiva ou que ela apareça uniformemente, na mesma proporção, de ponta a ponta dos lábios. Caso contrário, a plástica pode ser a solução!


Como é feito: 

Trata-se de uma cirurgia plástica, realmente. O profissional retira o excesso de gengiva com bisturi convencional ou elétrico, que corta e cauteriza ao mesmo tempo. Vale destacar, porém, que a escolha da técnica depende do formato da arcada e da quantidade de gengiva que será retirada. Anestesia local, praticamente indolor e não deixa nenhum tipo de cicatriz.

Duração: 

O tempo depende da quantidade de gengiva que será retirada. 


Manutenção: 

O pós-operatório não é difícil. O paciente é medicado com analgésico e antiinflamatório. Não existe dor ou inchaço no local da cirurgia e o repouso para o paciente é de apenas uma semana. Os pontos são retirados de sete a dez dias depois da cirurgia e o paciente é liberado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário