Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dicas para a prevenção de câncer bucal



Um dos fatores que elevam o risco de se contrair câncer bucal é a idade. Outros fatores de risco incluem fumar ou mascar tabaco, consumir mais de três bebidas alcoólicas por dia e exposição à luz ultra-violeta (danos causados pelo sol). Qualquer ocorrência anterior de câncer na garganta ou no pescoço também aumentam o risco.
Prevenção de câncer bucal
1. Sempre escove os dentes e use o fio dental regularmente. Uma boca que não é saudável limita o sistema imunológico e inibe a capacidade do seu corpo para lutar contra potenciais cancros.
2. Beba álcool com moderação (um ou dois drinques por dia) e nunca beber por compulsão. O risco de desenvolver câncer oral aumenta de acordo com a quantidade e o tempo que esses produtos são utilizados.
3. Não fume (nem mastigue) qualquer tipo de produto de tabaco. Se você é um fumante, mesmo como um hábito casual, tome a decisão de parar.
4. Exercite-se regularmente. Um estilo de vida ativo é conhecido por estimular o sistema imunológico e ajudar a evitar câncer.
5. Limite a sua exposição ao sol. Todos nós sabemos que é preciso usar protetor solar, mas nos lembramos de aplicá-lo em nossos lábios? Sempre use proteção UV-A/B-bloqueio do sol em seus lábios quando você está no sol. Alguns ainda vêm com uma tonalidade de cor e sabor para substituir seu regular batom ou hidratante labial.
6. Ponha alimentos que previnem o câncer em sua dieta. Entre os alimentos estão: feijão, brócolis e repolho, vegetais folhosos verde escuro, linhaça, alho, uvas, chá verde, soja e tomate.
7. Como preparar os alimentos também é importante na prevenção do câncer. Ao invés de fritar, grelhar por cozimento, fervura ou vapor. Use saudáveis especiarias como gengibre, alho e curry em pó para dar mais sabor.
8. Consulte o seu dentista regularmente (pelo menos a cada seis meses).
9. Realize um autoexame pelo menos uma vez por mês. Se você é mulher, pode fazê-lo ao mesmo tempo em que faz o seu autoexame da mama. Ele só leva alguns minutos do seu tempo, mas pode fazer uma grande diferença em sua vida. Compre um espelho de boca para as áreas de difícil visualização. Certifique-se de verificar todos os lados de sua língua. Se você ver ou sentir qualquer coisa suspeita como caroços, inchaços, áreas macias, brancas, manchas vermelhas ou cinza, consulte seu dentista para que seja avaliado.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Livros infantis sobre saúde bucal


Compartilhe momentos divertidos!


Como as crianças lidam com a saúde bucal? Aí vão algumas dicas de livros educativos para vocês lerem com seus filhos:
Dia Nacional do Livro Infantil 18/04
Ensinar as crianças sobre a importância de cuidar da saúde bucal nem sempre é uma tarefa fácil. E os livros podem ajudar – e muito – nessa tarefa educativa de ensinar a escovar os dentes, passar fio dental e procurar um dentista. Selecionamos alguns títulos, para pais e filhos, que vão transformar a leitura em uma verdadeira aventura.
A Guerra dos Mutans
Autor: Fábio Bibancos
Uma história divertida sobre uma família que não escova os dentes e é atacada pelos Mutans, bactérias que desempenham papel importante na formação das cáries. O livro possui diversas ilustrações e é indicado para todas as idades. Se você tem iPad pode baixar gratuitamente o app “A Guerra dos Mutans”, primeiro aplicativo do mundo que cria sorrisos. 
O elefante que não sabia escovar os dentes
Autor: João Luiz do Couto
O livro conta a história de um elefante que possui cáries, já que não escova os dentes. Seus amigos macaco, burro, abelha e raposa explicam sobre a importância de procurar um dentista e cuidar da sua saúde bucal corretamente. 

Sid, o cientista – Cárie é um buraco no seu dente
Autor: Jodi Huelin
O cientista Sid e sua turma respondem diversas dúvidas sobre a saúde bucal, como: por que escovar os dentes todos os dias, o que acontece se não cuidar dos dentes e como manter os dentes sempre saudáveis. 

A boca mágica
Autor: Ailton Sobral
Há muito tempo atrás, os três primeiros dentes da terra, previram que um terrível vilão roubaria o sorriso de todas as crianças, deixando o mundo eternamente triste. Somente um garoto, que tinha a boca encantada pelo Tridente Celeste, poderia mudar essa história. 
Vamos escovar os dentes?
Autor: Leslie Mcguire
Aprender a cuidar da saúde bucal ficou mais divertido com o chipanzé e o tubarão. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Qual a importância de passar fio dental?


Não tem desculpa: ele precisa ser usado pelo menos uma vez ao dia. Confira o que pode acontecer com quem não faz isso direito.


Tudo começa com o mau hálito: a escova não alcança o espaço entre os dentes e a sujeira vai se acumulando. As gengivas ficam avermelhadas e mais sensíveis. O problema pode evoluir para uma periodontite e até mesmo levar à queda dos dentes.


Não dá para esquecer

Uma higiene precária do local aumenta em 65% o risco de liberação de diversas substâncias inflamatórias no cérebro. Isso significa que, ao longo dos anos, a falta de cuidados na limpeza bucal mata os neurônios e apaga as memórias.

  

Perigo cardíaco

Os micróbios perfuram os dentes até chegarem à raiz. Uma vez lá, esses seres microscópicos têm acesso ao sistema circulatório. Quando caem no sangue, eles viajam ao coração e trazem sérios problemas para o órgão, que pode até parar de bater.




Relações inesperadas

A doença periodontal, causada pelo acúmulo de detritos, influencia os níveis de colesterol, glicose, triglicérides e a contagem de glóbulos brancos na circulação. Quanto mais suja a boca, maiores as chances de alterações nesses indicadores de saúde.



Como usar a cordinha

Destaque um pedaço caprichado de fio dental, que tenha entre 40 e 50 centímetros. Enrole as pontas nos dedos médios e utilize os polegares e os indicadores para dar firmeza ao fio.




Vai e vem

Pressione o fio na interseção de dois dentes. Depois de ultrapassar essa barreira, esfregue-o nas duas faces, em movimentos contínuos que vão de cima para baixo. A ideia é "varrer" toda a sujeira para fora. A linha deve chegar até a gengiva.



Mudança de casa

No espaço seguinte entre os dentes, utilize um trecho limpo do fio dental. Se você passar o fragmento anterior na nova fronteira, só transportará os micróbios de um lugar para o outro. Daí, a higienização fica deficiente.


Os três tipos


Multifilamento

Feito de náilon, possui diversas cordinhas, que se abrem no atrito. Essa rede puxa muitas bactérias. 

 Monofilamento

Não se rompe facilmente como a primeira opção e é ótimo para quem tem os dentes mais apertados.


Fita Dental

Por ter uma superfície de contato maior, é bem eficiente. Porém, é o mais difícil de passar.



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Que problemas causam dor de dente


A dor de dente é uma condição dolorosa que pode ocorrer no dente ou em torno dele e pode ser causada por:

• Cárie dentária;
• Abscesso do dente;
• Fratura do dente;
• Dano na obturação;
• Movimentos repetitivos, como a goma de mascar ou ranger os dentes;
• Gengivas infectadas.


Os sintomas de uma dor de dente podem incluir:

• Dor de dente pode ser aguda, latejante ou constante. Em algumas pessoas, a dor ocorre apenas quando é aplicada pressão ao dente;
• Inchaço ao redor do dente;
• Febre ou dor de cabeça;
• Gosto ruim no dente infectado.

Quando devo consultar um dentista sobre uma dor de dente?

Consulte o seu dentista logo que possível sobre sua dor de dente se:

• Você tem uma dor de dente que dura mais de 1 ou 2 dias;
• Sua dor de dente é grave;
• Você tem febre, dor de ouvido ou dor ao abrir a largamente a boca.

A identificação adequada e o tratamento das infecções dentárias são importantes para evitar a sua propagação para outras partes da face e crânio e possivelmente até mesmo para a corrente sanguínea.

O que acontece quando vou ao dentista por causa de uma dor de dente?

Para tratar a sua dor de dente, seu dentista irá primeiro vai perguntar sobre o seu histórico médico e realizar um exame físico. O profissional irá fazer perguntas sobre a dor, como quando ela começou, quão grave é, onde é localizada, o que piora a dor, e o que a torna melhor. O seu dentista irá examinar sua boca, dentes, gengivas, maxilares, língua e garganta. Podem ser pedidos Raios-X assim como outros exames, dependendo das suspeitas do seu dentista acerca do que está causando sua dor de dente.

Que tratamentos existem para uma dor de dente?

O tratamento para a dor de dente depende da causa. Se uma cárie está causando a dor de dente, o seu dentista irá preenchê-la ou possivelmente extrair o dente, se necessário. Talvez seja preciso fazer um canal se a causa da dor de dente for uma infecção do nervo do dente.

Pode ser prescrito um antibiótico, se há febre ou inchaço da mandíbula.

Como a dor de dente pode ser prevenida?

Como a maioria das dores de dente são resultantes de cárie dentária, seguir práticas de uma boa higiene oral podem prevenir dores de dente. Uma boa higiene oral consiste em escovar regularmente os dentes com um creme dental que contém flúor, usar fio dental pelo menos uma vez por dia e visitar o seu dentista duas vezes por ano para a limpeza profissional. Além destas práticas, também deve-se evitar a ingestão de alimentos com altos níveis de açúcar.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Um pouco sobre Estética Branca e Estética Vermelha


Sorriso gengival: uma condição inestética que tem solução

Um belo sorriso não depende apenas de dentes brancos e alinhados. Isso pode até soar estranho, mas é uma grande verdade.

Um sorriso perfeito envolve também os lábios e a gengiva. Caso a gengiva seja muito grande, criando o chamado sorriso gengival, é possível que diminua o impacto da beleza dos dentes.
  
Antes de investir em coroas ou facetas de porcelana, por exemplo, é importante pensar nos resultados esperados. Se você sente que os seus dentes são muito curtos e a sua gengiva irregular, você pode querer recorrer a opções de tratamento periodontais a fim de reduzir o tamanho da gengiva, dando maior visibilidade aos dentes.

Deixar de consultar um periodontista antes da colocação de restaurações estéticas pode resultar em belas coroas ou facetas que parecerão anormalmente curtas. O periodontista é capaz de oferecer soluções que podem melhorar drasticamente a aparência final do sorriso.

Ao recorrer a tratamentos para a gengiva, o resultado final será o alongamento dos dentes e uma base substancial para outros procedimentos.

Com o auxílio da anestesia local, o tecido da gengiva pode ser contornado e moldado a fim de oferecer um resultado natural e consistente. Esse procedimento equilibra o sorriso.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Vitamina C e saúde bucal


Gengivas perfeitas não dispensam Vitamina C. Um sorriso bonito também depende dela. A vitamina C é um componente importante para a formação de colágeno, que é fundamental para a saúde bucal.