Seja Bem-Vindo!




O sorriso é o traço mais marcante de nossa fisionomia.
Através dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade.

Trabalhamos com o objetivo de harmonizar e valorizar os traços individuais de cada um e personalizar a beleza natural. Sem esquecer que o bom funcionamento sem dúvida, vem em primeiro lugar. Ser nosso cliente significa proporcionar a si próprio um tratamento de primeiríssima qualidade. Garantido pelos mais modernos avanços da estética e na implantodontia.

É muito bom ter você como nosso leitor!

Um abraço,
Dr. Valdir Ferreira Gonçalves
e Equipe

quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia Mundial da Saúde Bucal - Escovar os dentes e usar fio dental protege o coração


 

Para conscientizar governos, comunidades e famílias a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais, foi instituído em 2007, pela Federação Dentária Internacional, o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data inicial escolhida foi 12 de setembro. Mais tarde, porém, foi alterada para 20 de março.

A intenção é lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas.

Além de um dia mundial, o Brasil tem outra oportunidade para refletir, além de instituir políticas públicas, sobre o tema: o Dia Nacional da Saúde Bucal, instituído em 2002 e comemorado em 25 de outubro. Em verdade, foi a partir deste momento que o Brasil deixou a condição de média prevalência para baixa prevalência da cárie, mostrando que ações preventivas podem contribuir para que a pessoa atinja a fase adulta sem cárie. A visita periódica ao dentista, por exemplo, pode reduzir em quase 70% da incidência da doença crianças na faixa etária de até três anos de idade.

Além da visita periódica a um profissional e dos cuidados com a higiene bucal (escovação após as refeições, uso de fio dental, limpeza da língua e das bochechas), manter uma alimentação saudável e controlar o consumo de açúcar são fundamentais para que tanto a criança quanto o adulto continuem com uma excelente saúde bucal.

Se para adultos, bastam duas visitas anuais, para as crianças recomenda-se o dobro. A visita é também uma oportunidade para que os pais sejam orientados quanto aos hábitos corretos de higiene bucal, tanto para eles quanto para seus filhos, incluindo bebês. Este o caminho para que o mundo possa escancarar seus sorrisos e que a vida seja melhor para todos.

Escovar os dentes e usar fio dental protege o coração

Indivíduos com inflamação na gengiva são duas vezes mais propensos a serem acometidos por uma doença coronariana do que aqueles com a boca saudável. 

Pesquisas mostram que bactérias da gengiva se deslocam pela corrente sanguínea e podem se alojar no coração, infeccionando a membrana da válvula, o que causa a endocardite bacteriana.

“Quanto mais grave a periodontite, maior o risco de problemas do coração. Especialistas alertam que o tratamento das doenças de gengiva pode reduzir o risco de doença cardíaca”, diz o especialista em Periodontia, Pedro Augusto Benatti, da Benatti Odontologia.

Doença silenciosa

Os estágios iniciais da periodontite podem passar despercebidos, pois a dor normalmente não é um sintoma.  Ao se dar conta, a doença pode estar em um estágio avançado e crônico, com danos irreversíveis.

Até 30% da população podem ser geneticamente suscetíveis à periodontite. E aqueles que são geneticamente predispostos têm seis vezes maior probabilidade de desenvolverem algum tipo de doença gengival. 



“Se alguém na sua família tem doença de gengiva, pode significar uma maior propensão para você também”.

Para prevenir, além de uma boa escovação, o uso do fio dental é imprescindível, assim como as limpezas e profilaxias com o profissional periodicamente.




Sintomas

- Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Aftas;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Mau hálito persistente;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Abscessos.

Beta
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário